Hackathon

Um breve resumo


TÉRMINO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO:

ETEC

Guaianazes

06

NOV


ETEC

Abdias do
Nascimento

07

NOV


ETEC

Parque da
Juventude

08

NOV


ETEC

Guaracy
Silveira

09

NOV


ETEC

Guaianazes

06

NOV


ETEC

Abdias do
Nascimento

07

NOV


ETEC

Parque da
Juventude

08

NOV


ETEC

Guaracy
Silveira

09

NOV


O que é Design Sprint?


Uma ferramenta desenvolvida pela Google Venture...

O sprint é um processo de 5 dias para responder questões críticas de uma solução através do design, prototipagem e teste de ideias com os clientes.

Propõe a elaboração de um protótipo realista a ser testado junto aos clientes potenciais antes de se avançar para um MVP (Produto Mínimo Viável) ou um Produto.

*Nota: Apesar da metodologia ser por dia, as entregas serão todas em um único dia, ficando a cargo dos alunos decidirem quando e como.

O sprint é um processo de 5 dias para responder questões críticas de uma solução através do design, prototipagem e teste de ideias com os clientes.

Propõe a elaboração de um protótipo realista a ser testado junto aos clientes potenciais antes de se avançar para um MVP (Produto Mínimo Viável) ou um Produto.

*Nota: Apesar da metodologia ser por dia, as entregas serão todas em um único dia, ficando a cargo dos alunos decidirem quando e como.

Como funciona o Design Sprint?


Na 2ª feira vocês definirão qual problema será resolvido, criando a base para as atividades de todos os outros dias.

Na 3ª feira o foco passa a ser criar soluções individuais para o problema que foi definido no dia anterior.

Na 4ª feira o grupo decide quais as ideias individuais serão escolhidas para estarem no aplicativo e consolidam várias soluções em um único produto.

Na 2ª feira vocês definirão qual problema será resolvido, criando a base para as atividades de todos os outros dias.

Na 3ª feira o foco passa a ser criar soluções individuais para o problema que foi definido no dia anterior.

Na 4ª feira o grupo decide quais as ideias individuais serão escolhidas para estarem no aplicativo e consolidam várias soluções em um único produto.

Na 5ª feira o objetivo é fazer o protótipo do aplicativo, utilizando a ferramenta App Inventor.

Na 6ª feira o protótipo é testado, são colhidos feedbacks e é criado um plano de melhorias no protótipo.

O que é o App Inventor?


- Ferramenta desenvolvida pelo Google e, atualmente, mantida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)

- Permite a criação de aplicativos para smartphones que rodam o sistema operacional Android, sem que seja necessário conhecimento profundo em programação.

Link de acesso: http://ai2.appinventor.mit.edu/

Ao final


Decisão dos finalistas para premiação

Como produto de cada uma das fases, cada equipe entregará para a banca julgadora:

Questionário

(1)

Mapa do Problema

(2)

Seis Storyboards

(3)

StoryBoard Final

(4)

Protótipo

(5)

Mapa de Melhorias

(6)

Questionário

(1)

Mapa do Problema

(2)

Seis Storyboards

(3)

StoryBoard Final

(4)

Protótipo

(5)

Mapa de Melhorias

(6)

Além disso:

Vídeo dividido em duas partes

Resumo da Jornada
O Protótipo Funcionando

Foto de cada uma das equipes

Vídeo dividido em duas partes

Resumo da Jornada
O Protótipo Funcionando

Foto de cada uma das equipes

E no dia da premiação...

Os grupos terão a manhã, para produzir o pitch e uma apresentação, vídeo, live demo, ou qualquer outra forma para vender a solução para a banca examinadora.

Ao final do dia, os ganhadores são anunciados!

Premiação


1º Lugar

Visita ao Youtube Space no Rio de Janeiro, com todos os custos cobertos, placa de reconhecimento e certificado de participação + entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

2º Lugar

Gadgets para os participantes, placa de reconhecimento e certificado de participação + entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

3º Lugar

Ingresso para assistir uma peça de teatro com acompanhante e um jantar, placa de reconhecimento e certificado de participação + entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

4º e 5º Lugar

Entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

Premiação


1º Lugar

Visita ao Youtube Space no Rio de Janeiro, com todos os custos cobertos, placa de reconhecimento e certificado de participação + entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

2º Lugar

Gadgets para os participantes, placa de reconhecimento e certificado de participação + entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

3º Lugar

Ingresso para assistir uma peça de teatro com acompanhante e um jantar, placa de reconhecimento e certificado de participação + entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

4º e 5º Lugar

Entrada no Projeto Geração Futura garantida, sem processo seletivo adicional.

Para os tutores

Os tutores que forem da ETEC que teve a equipe que conquistou o primeiro lugar vão ao Rio de Janeiro junto com os alunos.

Dúvidas, favor enviar e-mail para:

ricardo.bortolansa@bandtec.com.br